O que é ESTRESSE?
- eliterh2015
- 16 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
A vida moderna é tão cheia de desafios, prazos, frustrações e exigências, que para muitas pessoas o estresse já é comum, fazendo parte de sua rotina. O estresse é uma resposta física a eventos que perturbam o equilíbrio emocional de uma pessoa que julga o evento como ameaça, quando há esse julgamento de perigo, real ou imaginário, o medo e a ansiedade acionam, prejudicialmente, fazendo com que o organismo reaja de forma sistemática por meio de reações químicas conhecidas como reação “de luta ou fuga” ou resposta ao estresse.
A resposta ao estresse é uma maneira do corpo de se proteger dos efeitos negativos da carga química proveniente da sobrecarga emocional. Porém o corpo tem um limite em sua capacidade de se recuperar de ataques de estresse, passando este limite de auto recuperação, a deterioração do estado de saúde do individuo é gradativamente debilitante.

Ele é composto por 3 fases:
1) Fase de alerta: A primeira fase ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor e o seu corpo perde o seu equilíbrio. Tem-se os seguintes sintomas:
Mãos e/ou pés frios
Boca seca
Dor no estômago
Aumento de sudorese
Tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros
Aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta
Diarréia passageira
Insônia
Taquicardia
Respiração ofegante
Hipertensão súbita e passageira
Mudança de apetite
Agitação
Entusiasmo súbito
Se você tem menos que sete desses sintomas é possível que o seu corpo não esteja sendo afetado pelo estressor. Lembramos que este teste não é muito preciso e que casos de estresse podem se manifestar de formas diferentes.
Se você tem sete ou mais destes sintomas é provável que já tenha atingido a fase de alerta.
2) Fase da resistênica: Na segunda fase o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo. Tem-se os seguintes sintomas:
Problemas com a memória
Mal-estar generalizado
Formigamento nas extremidades
Sensação de desgaste físico constante
Mudança de apetite
Aparecimento de problemas dermatológicos
Hipertensão arterial
Cansaço constante
Gastrite prolongada
Tontura
Sensibilidade emotiva/excessiva
Obsessão com o agente estressor
Irritabilidade excessiva
Desejo sexual diminuído.
Se você tem menos que quatro desses sintomas sua fase de estresse é de ALERTA. Se você tem quatroou mais destes sintomas você provavelmente já atingiu a fase de alerta e pode estar sofrendo de estresse cumulativo.
3)Fase da Exaustão: A exaustão é a terceira fase do estresse. É perigosa, pois se tem diversos comprometimentos físicos em forma de doença. Os sintomas são:
Diarréias frequentes
Dificuldades sexuais
Formigamentos nas extremidades
Insônia
Tiques nervosos
Hipertensão arterial confirmada
Problemas dermatológicos prolongados
Mudança extrema de apetite
Taquicardia
Tontura frequente
Úlcera
Impossibilidade de trabalhar
Pesadelos
Apatia
Cansaço excessivo
Irritabilidade
Angústia
Hipersensibilidade emotiva
Perda do senso de humor
Se você teve menos que nove desses sintomas nos últimos três meses sua fase de estresse é RESISTÊNCIA. Se você teve nove destes sintomas nos últimos três meses, sua fase de estresse é EXAUSTÃO e deve-se procurar ajuda do PROGESP.
Posts recentes
Ver tudo6 dicas para combater ao Estresse em ambiente de trabalho: 1. Identifique a situação: Determinar se você tem ou não controle sobre uma...
Comments